Você está visualizando atualmente Mikao Usui – O Pai do Reiki

Mikao Usui – O Pai do Reiki

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Reiki

Neste artigo irei falar sobre o criador/canalizador do Reiki, o mestre Mikao Usui, onde nasceu, um pouco de sua vida e quando morreu.

Vamos começar esta incrível jornada?

Quando nasceu e quando morreu Mikau Usui?

Usui nasceu em 15 de agosto de 1865 no japão e faleceu em 9 de março de 1926 em Fukuyama também no japão.

Morreu com 62 anos de acordo com relatos de hemorragia cerebral.

Um pouco da Vida de Mikau Usui

Desde jovem Usui buscava ajudar as pessoas, uma das primeiras técnicas que aprendeu foi o Kiko que consiste em técnicas de movimento, respiração e meditação que naquela época era de conhecimento apenas de samurais.

Ele pertencia a linhagem de samurais por isso dessa educação que começou a ter.

Usui desde jovem treinava Aiki-Jujutsu, que é uma das mais antigas artes de combate originadas no Japão e nessa o kiko que trabalha a transformação e o domínio do ki ou nossa energia vital.

Lembrando do significado do Reiki = Rei (energia cósmica universal) e Ki (energia vital).

As técnicas Kiko também podiam usar as imposições de mãos para a cura, porém usando apenas a energia vital e não nutrindo com a energia Rei.

Isso constantemente desequilibra e muito quem pratica, por isso até nos dias de hoje se fala para não aplicar Reiki se não for iniciado.

Usui também se casou com sua esposa Sadako tiveram dois filhos, um menino Fuji e uma menina Toshiko.

Em 1914 Usui converteu em um monge budista, já tinha alguns conhecimentos, mas então nesse período decidiu aprofundar mais.

Usui também procurou um mestre Zen para saber seu propósito de vida e alcançar a iluminação e assim ficou nessa prática por três anos.

Sempre estava em busca de algo e era muito estudioso e estudou psicologia, artes marciais, escrituras budistas, teologia, fisionomia, I Ching e outras ciências.

Mikao Usui estava a procura de respostas para sua vida e iluminação, usava muita referência dos grandes mestres como Jesus Cristo e Buda.

Por muitos anos Usui leu ensinamentos do mestre Buda ou conhecido também como Sidarta Gautama, inclusive tinha aprendido a ler a língua tibetana para aprender seus ensinamentos.

Além de aprender tibetano, também aprendeu a ler chines para aprender os sutras e técnicas da china daquela época.

Praticamente por anos viajou pelo Japão, Europa e China buscando o conhecimento no desenvolvimento espiritual em geral.

Após isso por intermédio de uma intuição voltou ao Japão e meditou no monte Kurama, nessa época tinha em torno de 57 anos.

No monte voltado para o leste guardou 21 pedras pequenas e lançava montanha abaixo a cada manhã fazendo assim sua contagem dos dias que ali estava.

Uma das práticas de Usui fez durante esse período e na minha opinião gosto muito é ficar em baixo de uma cascata deixando a água cair sobre sua cabeça para abrir e purificar o chakra coronário.

Uso muito esse tipo de meditação, mas mais no mundo imaginário em uma meditação guiada juntamente com o Reiki que faço.

Porém, sei que os monges budistas usam esse tipo de técnica até hoje como forma de purificação e limpeza energética.

Então ao jogar a última pedra em meados de março de 1922,  teve a intuição das respostas que procurava, viu uma enorme luz se aproximar abrindo e iluminando seu chakra frontal e assim ficou nutrido recebendo então o Reiki Ryoho chamado naquela época conhecido também como “terapia de cura”

Sua leveza ao receber essa maravilhosa energia era enorme e irradiava muitas luzes em seu campo de visão e assim viu os símbolos que hoje conhecemos como os símbolos do Reiki.

Agora ele estava nutrido aprendeu a forma correta de usar a energia vital sem ficar cansado, pois conectava com a energia universal.

De acordo com relatos procurou e estudou por 21 anos e meditou por 21 dias para poder adquirir esse conhecimento que tanto ansiava.

Ao descer então a montanha tropeçou e machucou seu pé fazendo sangrar e doer onde praticou pela primeira vez usando o Reiki que melhorou a dor e parou o sangramento.

Usui partiu para Kyoto para ajudar os necessitados com a técnica que tanto aprendeu aconselhado também pelo mestre Zen.

Começou suas práticas nas pessoas do vilarejo, onde percebeu que suas mãos concentrava uma grande quantidade de energia e agora não perdia energia nas práticas e sim se nutria com as dos cosmos.

Usou essas técnicas em diversas pessoas, amigos e familiares que obtiveram enormes resultados.

Daí então por alguns anos Mikau Usui trabalhava com curas o dia todo, atendia todos os tipos de pessoas, criava cada vez mais sabedoria sobre a energia Reiki e como ela equilibrava nossos corpos.

Tanto para ele aplicador como para pessoa que recebia, deixando ambos em estado de equilíbrio.

Assim foi chamado por muitos de Sensei ou doutor, pelo que fazia e pelo conhecimento que tinha na vida.

Percebeu em algumas situações que essa energia podia tratar todo ser, de dentro para fora, transformar a vida das pessoas, organizando assim o que chamo de “casinha”, para ver a vida de uma maneira diferente.

Em uma de suas meditações também recebeu os 5 princípios do Reiki conhecido naquela época por Gokai, eu chamo esses princípios de filosofia do Reiki, e gosto muito de usar dia a dia eles que são:

Kyo dake wa Ikaruna ( só por hoje sou calmo )

Kyo dake wa Shinpaisuna ( só por hoje confio )

Kyo dake wa Kanshashite ( só por hoje Sou Grato )

Kyo dake wa Gyo wo hageme ( Só por hoje trabalho honestamente )

Kyo dake wa Hito ni shinsetsu ni ( Só por hoje sou bondoso )

Usar e praticar dia a dia essa filosofia é olhar pra vida com mais amor e clareza elevando a nossa vibração.

Dos cerca de 2000 alunos formados por Mikao Usui, apenas 17 receberam o grau de Mestre.

Chujiro Hayashi um dos alunos que se tornou mestre e um dos responsáveis por passar o ensinamento de Reiki adiante.

E então Hawayo Takata foi uma das responsáveis em expandir o reiki para o mundo, ela trouxe para o ocidente, ela foi iniciada pelo mestre Chujiro Hayashi em Tóquio.

E em 1988, chegou ao Brasil o Reiki pelos mestres Jason Thompson e Claudete França.

Em 1996 os primeiros livros de Reiki começaram a surgir no Brasil que foram traduzidos para o português.

Essa é uma pequena história do mestre Mikao Usui, em sua jornada em busca de repostas para sua vida, e graças a essa jornada muitas pessoas até hoje tiveram suas vidas transformadas.

O reiki para mim é um ato de amor e compaixão, com enormes conhecimentos, foi um grande divisor de águas em minha vida e tenho um enorme amor e gratidão.

Um pequeno resumo desse artigo

Nesse artigo falei um pouco da vida e jornada de Mikao Usui o como muitos conhecem o pai do Reiki.

Sua trajetória em busca de conhecimento e sabedoria, onde ele nasceu e quando morreu.

Conclusão

O Reiki é uma técnica maravilhosa de amor e compaixão que usa a energia dos cosmos junto com a energia vital para equilibrar desequilíbrios energéticos que causam muitos desconfortos em nossa vida.

Não basta apenas se iniciar ou aprender Reiki, é preciso praticar para desenvolver a sabedoria e se conhecer e dái então a transformar a nossa vida.

Olhar para dentro de nós e aprender a nos conhecer, onde temos desequilíbrios energéticos ou onde precisa de energia e assim a arrumar nossa casinha.

Muitas vezes nesse processo é colocar a mão na ferida que foi deixada de lado e fazê-la cicatrizar para poder seguir adiante mais levemente na vida.

O Reiki nos traz inúmeros benefícios para quem o usa com amor e compaixão, não substitui as terapias convencionais, mas é algo que ajuda e muito.

O propósito primordial do Reiki é olhar para dentro de si em busca da paz mental e espiritual para trazer leveza e alegria em nossas vidas.

Portanto, sempre use com muito amor e respeito sempre, pois para ter chegado até você, não é por acaso.

Qualquer pessoa também pode se iniciar no Reiki, desde que esteja aberta(o) para receber o novo e poder com essa energia se conhecer melhor e arrumar a sua casinha.

Agradecimento

Obrigado por ver todo o artigo, toda semana terá um novo conteúdo no blog, se inscreva em nosso canal no youtube novos conteúdos toda segunda e quarta.

Se inscreva em nosso canal do Youtube clicando aqui